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PenseHumanas

Sul e Norte: diferenças sociais que perpassam a geografia

"O Norte global reduz o mundo ao entendimento que o Ocidente tem dele, ignorando ou trivializando, deste modo, experiências culturais e políticas decisivas do Sul global." (Santos, 2013, p.55). Nestas palavras, embora pareça haver uma clara divisão geográfica entre Norte e Sul, na verdade é uma referência aos países centrais do Capitalismo e os países marginais a ele, ou seja, aqueles que economicamente estão em posições inferiores, mas não necessariamente a sul da Linha do Equador.

O Capitalismo, o Colonialismo e o Patriarcado, oriundos do norte global e implantados em praticamente todo o restante do planeta, dão condições para que se mantenha, sobretudo, nos países do sul global, desigualdades sociais astronômicas, que, com a crise sanitária desencadeada ao final de 2019 e acentuada assustadoramente em 2020, em função do coronavírus, intensificou ainda mais as problemáticas sociais existentes nestas regiões. "O Colonialismo e o Patriarcado reforçam-se nos momentos de crise aguda." (Santos, 2020, p. 26). Esta tríade, portanto, formada por Capitalismo, Colonialismo e Patriarcado, é responsável pela manutenção da dominação pela qual as populações mais pobres e vulneráveis, sobretudo do sul global, são submetidas. (Santos, 2020, p.12) Ainda sobre esta questão, Santos afirma que:

"Enquanto modelo social o Capitalismo não tem futuro. Em particular, a sua versão, actualmente vigente- o neoliberalismo combinado com o domínio do capital financeiro- está social e politicamente desacreditado em face da tragédia a que conduziu a sociedade global e cujas consequências são mais evidentes do que nunca neste momento de crise humanitária global". (Santos, 2020, p.24)

O termo "Sul" utilizado por Boaventura de Souza Santos, em várias de suas obras, refere-se, portanto, aos diferentes grupos de marginalizados sociais que resultam deste sistema econômico, ao qual ele afirma não ter nenhum futuro. Em específico no seu livro "A Cruel Pedagogia do Vírus", o autor apresenta um capítulo intitulado "A sul da quarentena", que não foge da ideia já construída ao longo deste texto, sobre a utilização da expressão "Sul" pelo autor. Segundo suas palavras, os pertencentes ao grupo "a sul da quarentena" são, entre outros, trabalhadores precarizados, imigrantes ilegais, mulheres, homossexuais, sem tetos, refugiados e muitos outros grupos excluídos socialmente pelo sistema capitalista. (Santos, 2020, p.15) Eu acrescentaria os povos originários e entre as mulheres, pontuaria as mães solteiras e principalmente negras.

"As pandemias não matam tão indiscriminadamente quanto se julga." (Santos, 2020, p.23). Nesta afirmação o autor nos provoca a refletir sobre quem, verdadeiramente, morre em uma pandemia como esta que estamos vivenciando. Será que estamos todos no mesmo barco, como muitas vezes foi afirmado pelos meios de comunicação? Santos aponta justamente os grupos marginalizados pelo sistema, que não conseguem cumprir uma quarentena da maneira como foi orientada pela OMS, como as maiores vítimas. Trabalhadores que dependem exclusivamente dos ganhos diários para sobreviver, não têm nenhuma condição de cumprir o "fique em casa" tão solicitado pelos órgãos competentes e largamente difundido pela imprensa ao redor do mundo. Aqui entra a falsa dicotomia entre vida e economia.

Este grupo de pessoas, vive, ao meu entender, um paradoxo, pois, ao passo que já vivem isolados do sistema, ou seja, em quarentena social desde sempre, se relacionados às elites dominantes, não conseguem, por um conjunto de fatores sociais e econômicos, a quarentena sanitária, necessária a sua proteção neste momento de pandemia.

Diferentemente da ideia de "Sul" apresentada por Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire difundiu a expressão "sulear". Freire antagoniza, com isso, a expressão "nortear", numa clara insinuação que devemos utilizar o Sul como referência a não mais o Norte, buscando assim o nosso autoconhecimento e auto valorização. É uma clara ideia do pensamento decolonial, bastante estudado atualmente, mas que já vinha sendo apontado por autores que pensavam a sociedade e possíveis transformações, como Freire, por exemplo. Freire já percebia, porém, uma ideologia subjetivada na expressão, já que ele não foi o primeiro a utilizá-la, pois em 1991, o físico brasileiro Márcio D'Olne Campos já trabalhava com essa ideia. A subjetividade presente nesta expressão, refere-se à dominação dos países do Norte em relação aos países do Sul global. (Tavares, 2019).

Mesmo dando um outro sentido à expressão (sul/sulear) fica clara a relação entre o pensamento de Boaventura de Souza Santos e Paulo Freire, pois ambas estão imbricadas com as ideias de dominador/dominado e opressor/oprimido. Mesmo partindo de posições distintas - literalmente, pois enquanto Santos vem do Norte global Freire é do Sul global- os dois autores percebem e expõem com clareza as diferenças existentes nesta dualidade, não geográfica, mas, social, econômica e cultural construída a partir do Capitalismo (e como consequência do Neoliberalismo) e seus desdobramentos.

Referências

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. Direitos Humanos, democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

TAVARES, Elaine. A Origem do Sulear. Instituto de Estudos Latino-Americano. Disponível em: iela.com.br. Acessado em: 20/10/2020

 

 

 

 

Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

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Autor Juliana Nascimento de Oliveira do post Sul e Norte: diferenças sociais que perpassam a geografia
Juliana Nascimento de Oliveira

Graduada em Ciências Sociais-URCAMP, Pós-Graduada em Metodologias de Ensino em Sociologia e Filosofia-FCV, Pós-Graduanda em Especialização em Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica-IFRS.

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