Muitas de nós, mulheres negras, conhecem a imposição do
silêncio em nossas vidas. Não falar no privado: em casa, no âmbito familiar.
Não falar em público: no trabalho, na universidade. Nossa voz e, portanto,
nossa existência é silenciada na articulação das opressões que nos atingem:
racismo e machismo. No entanto, muitas de nós rompem os silêncios e falam
inspiradas em vozes que ecoam ontem e hoje, sejam elas de nossas mães, avós,
tias e outras mulheres que só passamos a conhecer quando “aprendemos a ler”, tal como nos provoca o poema “Não vou
mais lavar os pratos” da escritora, atriz e poeta Cristiane Sobral. Assim ela
diz:
Quando eu “aprendi a ler” fui impactada pelas vozes de
algumas mulheres negras, provavelmente conhecidas de vocês, mas que eu gostaria
de ainda assim compartilhar. A primeira voz foi a da escritora Carolina Maria
de Jesus. Em uma passagem do livro “Quarto de despejo” ela disse que “não
haveria homem que gostasse de uma mulher que lê, que tem amor pelos livros.” Eu
não esqueci essa frase e muitos anos depois, quando ouvi de um homem em tom de
estranhamento e reprovação que eu era “muito reflexiva”, eu ouvi a voz de
Carolina: não te disse! Então, passado o silêncio que me constrangeu consegui
dizer: mas, eu gosto de ser assim!
Outra voz foi a de Neusa Santos, escritora e psicanalista, em
“Tornar-se Negro”. Era o momento em que eu estava me tornando negra. Aprendendo
o que isso me fazia sentir no coração, na mente. Ou simplesmente como pensar, expressar aquilo
que é vivido, sentido. Foi aí que eu comecei a pensar que a teoria não é
descolada da realidade, do vivido. É uma teoria vivida como tratado pela
antropóloga Mariza Peirano, mas em outra perspectiva.
Depois, foi a voz de “Marli Coragem”, uma mulher negra,
empregada doméstica que em plena ditadura militar enfrentou as forças
constituídas “legalmente” para levar à justiça os assassinos do seu irmão. Isso
foi manchete na mídia dos anos 80. Daquela época guardo a imagem daquela mulher
negra entrando altiva em um quartel e olhando nos olhos de quem ela acusava foi
algo que, somado à leitura da antropóloga Lèlia Gonzalez, em “Lugar de Negro”, me
impactou. O texto de Gonzalez, publicado também nos anos 80, analisava o
impacto da repressão política combinada com a política econômica no período da
ditadura militar sobre a população negra. Em época mais recente, a vereadora e
socióloga Marielle Franco também analisa o cenário brasileiro e sua frágil
democracia, por meio do texto: “A emergência da vida para superar o
anestesiamento social frente à retirada de direitos: o momento pós-golpe pelo
olhar de uma feminista, negra e favelada”
Eu insiro cada uma dessas vozes femininas e negras de forma
intercruzada como numa encruzilhada: o afeto, a teoria e a política. E porque
isso é importante, podemos nos perguntar? Será por que “Nossos passos vêm de
longe”? ou “Quem sabe de onde veio, sabe para onde vai”? ou ainda porque
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta
com ela”, como nos diz Angela Davis filósofa e ativista afroamericana. Obviamente, estou situando essa minha fala na
perspectiva das lutas das mulheres negras, porque é isso: esse é o ‘lugar de
fala” como nos provoca a pensar a filósofa Djamila Ribeiro. É também uma
“escrivivência” inspirada na escritora Conceição Evaristo. Convido vocês a pensar
sobre isso.
Essas vozes dessas mulheres negras se somam a outras e
outras. Apenas para ficar com algumas que tem me inspirado e motivado nos
últimos tempos, cito a abolicionista afro-americana Sojourner Truth (1797-1883),
e sua inquietante pergunta: E não sou uma mulher!? Também me alinho com a
filósofa e ativista Sueli Carneiro, que ano passado já nos alertava:
“Organizem-se, porque não há mais limite para a violência racista”. E essa
organização tem um tempo. Um tempo que Conceição Evaristo diz que é um “Tempo
de nos aquilombar”. E o faremos na encruzilhada das razões afetivas, teóricas e
políticas. Lembrando que:
"É tempo de ninguém se soltar de ninguém,
mas olhar fundo na palma aberta
a alma de quem lhe oferece o gesto.
O laçar de mãos não pode ser algema
e sim acertada tática, necessário esquema"
Essas razões, citadas anteriormente, são afetivas porque o afeto[II] por nós e entre
nós é fortalecedor. É o primeiro passo de promoção de encontros verdadeiros.
Penso que de pouco adianta se dizer decolonial, progressista, antirracista ou o
que for se não houver demonstrações disso na concretude do vivido. É aí que
nossas alianças passam por quem olhamos nos olhos, estendemos as mãos ou vemos
de forma prioritária em nossas vidas. Em relação às mulheres negras, há duas
experiências que eu gostaria de relatar nesse ponto: a primeira delas é que
juntamente com a socióloga baiana Edilene Machado Pereira escrevemos um artigo sobre a solidão de
mulheres negras. Esse artigo se baseou em entrevistas online feitas com 68 mulheres
negras. Inicialmente pensávamos na ideia de solidão como algo ligado aos
relacionamentos românticos, mas para nossa surpresa a maioria dos relatos
trouxe a solidão como algo vivido e sentido desde a infância. Em casa. Na
escola. Naquele carinho esperado que nunca veio. Naquele afeto nunca
demonstrado e, por conseguinte, naquela autoestima elevada que não se
construiu. E isso tudo dói. Fere.
A segunda experiência vem do projeto de extensão que
coordeno desde 2018, em parceria com a professora e assistente social Zelma
Madeira: “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para
mulheres negras”(III), o qual ocorre
em Fortaleza/Ceará. Esse é um curso de, para e com mulheres negras. Cursistas,
formadoras e referencial teórico-político é composto por mulheres negras. No
início do projeto, eu me perguntava: será que as mulheres negras ainda sentem
necessidade de estarem juntas, apenas nós? Exercitando nossa fala e nossa
escuta? Ou será isso, apenas uma coisa da minha geração? Uma coisa minha que veio
com a morte brutal de Marielle Franco e o fato de viver em um estado em que
ainda se diz que negros e negras não existem. Pois bem, estamos na 3ª edição do
projeto – seguimos virtualmente agora por conta do isolamento social – e sim
nossas cursistas reconhecem esse espaço e essa construção dessa afetividade
como parte do nosso protagonismo feminino e negro.
É uma razão teórica porque por muito tempo nós negros e
negras fomos sinônimo da emoção em detrimento da razão. Objetos de conhecimento,
mas não sujeitos produtores de conhecimento. E cotidianamente muitos de nós
temos que provar nossas habilidades, talentos, quando essas não se enquadram
numa visão colonial. Como sabem sou professora na Unilab – Universidade da
Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira ou simplesmente meu
afro-sonho desde 2013. Leciono no curso de antropologia (graduação e mestrado).
E posso dizer para vocês que não há semestre em que eu não tenha que dizer a um
estudante negro, mas especialmente às jovens negras, que aquele espaço também é
delas. Que a universidade é nosso lugar, se assim o quisermos. Isso, ao mesmo
tempo que me machuca, pois lembra a criança negra que fui sozinha no pátio da
escola é parte do que vejo como minha missão, enquanto professora e mulher
negra.
E, por fim a política. Os espaços decisórios de poder.
Quando Vilma Reis, socióloga e pré-candidata à prefeitura de Salvador/Bahia,
diz que é preciso romper com a hegemonia branca na política, ela está falando
para quem? Quando dizemos que representatividade importa e que, se eu concordar
com isso, não posso deixar de me inquietar em fazer parte dos apenas 3% de
docentes negras, mulheres, na pós-graduação das universidades públicas
brasileiras. O que isso nos diz? Quando vocês se dispõem a ler esse texto,
resultante da fala dessa mulher negra, o que isso diz sobre cada um(a)? O que
isso diz sobre nós? Pensemos nisso.
Pensemos na potência que a (des)construção dessa
encruzilhada entre afeto, teoria e política traz, especialmente, para nós
mulheres negras. Há perspectiva de resistências e reexistências em uma ótica
coletiva. Foi por apostar nisso que eu escrevi “Entre vivências e resistências:
o racismo na ótica de intelectuais negros(as)”[IV]. Na escrita que
trago agora, procurei expor uma trajetória de vida atravessada por silêncios
impostos, mas também por falas de mulheres negras que são a base da mudança que
queremos em nós e/ou na sociedade em que vivemos. Vocês poderão notar que as
referências usadas são de ampla maioria negra. Somos nós por nós na busca de
uma linguagem que nos represente. Espero ter conseguido.
Digo espero porque recentemente ao ler e reler o texto
“Erguer a voz” em “Pensar como feminista, pensar como negra” de bell hooks
entendi que “esse ato da fala, de erguer a voz, não é um mero gesto de palavras
vazias: é uma expressão de nossa transição de objeto para sujeito – a voz
liberta”. Nos libertemos!
O título desse
texto resulta da live apresentada por mim no “I Ciclo de Debates
Linguagem e Colonialidade: raça e interseccionalidades”. Esse evento acadêmico foi
promovido pelo Grupo de Estudos
Discurso, Identidades, Raça e Gênero – GEDIRG/UECE, sob a coordenação do Prof.
Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim. A gravação da live está disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=zp8e-SroE4s
II-Griffos meus.
III-Para maiores informações: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1826
IV-Esse texto é um dos capítulos do livro “Sim, o
racismo existe: reflexões, ações e iniciativas para combater o racismo e seus
simulacros”, organizado pelos professores Evaldo Ribeiro Oliveira
(Pedagogia/Unilab) e Sarita Amaro, assistente social e escritora. O
livro está disponível no site da editora deverá ocorrer na Unilab, por ocasião
da retomada do calendário acadêmico.
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