Este texto traz uma discussão para assuntos que mesmo que
possam ser pautados em fóruns distintos, aqui eles confluem, experimentam uma
coexistência de interesses no tempo e nas oportunidades. Falo da necessidade de
um olhar para a educação em tempos de pandemia, atravessada pela experimentação
do processo de Ensinagem em Regime Remoto com sua ambiência, materialidades,
ideias curriculares e suas relações com a docência presencial.
Anuncio certo olhar de desconforto para o aparente avanço
midiático e oportunista, que vai de encontro a essa docência. Isso emana,
também, de (des)organizações capitalistas que buscam infiltrar-se na educação
básica, como um terreno fértil para expandir seus virulentos domínios
econômicos. Num ensaio de impor pseudoinovações, que acaba tentando emprestar
certo obsoletismo à importância do professor, como protagonista na linha de
frente, junto às escolas. Seria a educação um nicho de mercado rentável?
É possível afirmar que a educação tem sido desenvolvida em
escolas (onde a maioria) experimenta a precariedade em suas infraestruturas,
mas são as melhores possíveis em relação a si mesmas, capturadas por um poder
atravessado por uma racionalidade que emerge do pedagógico, instrumentalizado
pela presença do professor que exercita a escuta, o diálogo e que olha no olho
do aluno. Uma escola que reconhece a necessidade de estabelecer novas relações,
acompanhar novas demandas, mas que não abre mão da integridade e manutenção de
seus princípios.
Apresento esta
narrativa, não pelo fato ou suposição daquela docência ser arcaica,
ultrapassada ou fora de moda (Jorge Larrosa provoca dizendo que todo docente é
velho, do ponto de vista da anterioridade do que ele traz na docência). Não é
esse o ponto que noticio, mas da emergência de outras possibilidades que pelas
suas características mutantes requerem certo cheiro de inovação, desafio e
enfrentamento visando às condições mínimas aceitáveis, para existirmos em
ambientes cada vez mais insólitos e imprevisíveis culturalmente.
Sim, é a cultura, conforme o pensamento de Stuart Hall, que
nos incita a pensar acerca das contradições e disputas de poder em um ambiente
globalizado, desenfronteirado, que cada vez mais se manifestam em nosso dia a
dia. Isso faz com que integremos uma massa disforme de vontades e atitudes
indicadas à sobrevida em um terreno cada vez mais pueril, movediço e enredado
em conexões.
Experimentamos uma interdisciplinaridade que agora se faz constrangida,
sem saber ao certo o que fazer, nem com quem ter uma conversa confiável. Estamos
todos tentando elaborar boas perguntas. Mas, por que não discutimos isso antes?
Porque o visitante que dizemos que pode ser que nos mate, além de não ter sido
anunciado (será?), quer de nós a sua própria sobrevida. Ele não nos deu tempo
de tirarmos o tapete de bem-vindo das portas de nossos territórios. Nem
conseguimos dizer que não havia vagas para hospedar tal estranho. Nem que não o
reconheceríamos a olho nu, nesse assolamento predatório de todas as grandezas e
matizes.
Uma das estratégias de defesa talvez seja direcionar nossos
olhares de confiança para novos agires com ênfase científica. Afinal, quem
decide que investir em arsenais para fazer morrer é mais importante que
estabelecer condições de possibilidades para deixar viver? A conta da imprevidência
que tem ocasionado reincidentes massacres humanitários jamais será quitada.
Agora é possível afirmar que apenas não havia sido dado o
sinal para o início dessa aula, mas sabíamos que isso seria tratado em algum
momento. E sabes por quem? Por um docente, que agora se faz infectado e precisa
absorver as reações que se darão no seu concreto e no seu abstrato.
Ele precisará
experienciar tais dores para autorizar-se a falar delas aos seus pupilos desde
seu olhar cuidador, sabendo que tais ensinamentos se tornarão condição para
suas existências? Assim, o docente parece precisar de uma genética mutante que
se adapte às intempéries que lhe assolam e às normalidades que jamais são
replicadas. A questão agora é qual o nível do amargor do remédio para tal
enfrentamento.
O que talvez seja preciso pensar antes, acerca da educação
em nossos dias, para além das questões pedagógicas, é sobre a iminente ameaça à
representatividade da docência presencial, que tem se manifestado através da
fragilização estrutural de suas condições de trabalho e da tentativa de rasura
da sua imprescindibilidade dentro da sala de aula, frente aos seus alunos, nessa
atividade que se faz coletiva e simultânea.
Como se não bastasse a precariedade da acessibilidade à rede
mundial de computadores em nosso país, também vivemos tangenciando a utopia das
telas para todos; servindo como meio didático, não como fim educacional. Portanto,
não é da negação da importância da tecnologia informativa por meios eletrônicos
que este texto trata. Talvez sim, do distanciamento conceitual entre informação
e conhecimento.
Do fato de os alunos terem que estudar em casa, isolados da
escola com seus muros protetores e da vida interativa em uma sociedade mais
ampla que a familiar, onde experimentam seus letramentos sociais, já é possível
anunciar que a docência tem um valor que ainda não tinha sido medido. Embora não
seja novidade no meio educacional, emergiu uma práxis conteudista nessa relação
escola/professor com o lar/pais, que merece ser mais bem pensada, discutida e
avaliada.
A pandemia e seus efeitos não estavam na Base Nacional Comum
Curricular, portanto é o momento também de as universidades e os órgãos
políticos/públicos em geral assumirem certo e imediato protagonismo no sentido
de pensar a educação e seus desdobramentos científico-curriculares para outros
devires. E que isso seja discutido e compartilhado com quem habita o chão de
escola. Conforme Mia Couto, precisamos reparar mais no nosso entorno, pois ele
nos educa para a descentralização de nós mesmos. Assim teremos a nossa atenção
mais voltada ao que o outro quer nos dizer.
O que trouxe aqui foi menos uma opinião recheada de
provisórias verdades do que a emergência de uma pauta para pensarmos juntos.
Desde todos os imprescindíveis sem quarentena, como os
heróis na linha de frente da saúde, os professores também precisam estar
protegidos, instrumentalizados e prontos para o enfrentamento. Para cada acinte
à docência, uma reação racional.
Abraços e até breve!
*Texto revisado, ampliado e renomeado. Original publicado como
“Docência Infectada” em farrapo.com.br
**Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Santa
Cruz do Sul – UNISC. Professor na Educação Básica: Anos Iniciais
Neither MCF7 CTL nor MCF7 TFF1 developed colonies in the absence of E2, and similar colony numbers were observed in the presence of E2 Figure 3Bc how to get a free trial of levitra Steroids also stimulate erythrocyte synthesis, which can be used in the treatment of hypoplastic anemia; the recent availability of recombinant human erythropoietin and its analogues has decreased this usage
tadalafil generic vs cialis Most importantly, it s critical that you administer the entire course of antibiotics, even if your pet improves and the infection looks like it s resolved
cialis tadalafil To help maintain good health, breast cancer survivors should also follow the ACS Guidelines on Diet and Physical Activity for Cancer Prevention
cialis cost 1997 Mar; 46 3 481 7
female viagra pornhub On the other hand, the exon4 Mettl3 knockout mESCs are able to survive, demonstrating that some cell lines can survive without METTL3 or m 6 A
ophthacare mifepristone y misoprostol precio That s what he might have been considered last year at Royal Lytham clomid for sale For more information, including a list of chemicals in each group, see Supplemental Material, Table S1
The New England Journal of Medicine Sodium Zirconium Cyclosilicate in Hyperkalemia stromectol info
lasix action We ll be honest with you you really shouldn t get a tattoo while taking antibiotics
primidone will decrease the level or effect of eltrombopag by affecting hepatic enzyme CYP2C9 10 metabolism priligy buy online usa CONTAINS B VITAMINS AND ANTIOXIDANTS Natural Ingredients to Support Healthy Ovulation and Egg Quality DELIVERS 2 GRAMS OF MYO- INOSITOL INCLUDES MYO- INOSITOL, FOLATE, AND MELATONIN CONTAINS METHYLFOLATE, the Active Form of Vitamin B9 Folic Acid, Which Has Been Shown to Prevent Neural Tube Birth Defects, Such as Cleft Palate and Spina Bifida INCLUDES ALPHA LIPOIC ACID, CoQ10, VITAMIN E, and GRAPESEED EXTRACT Antioxidant Nutrients That Help Neutralize Free Radicals COQ10 GIVES FERTILIZED EGG CELLS THE FUEL THEY NEED Implanting, Dividing, and Maturing Requires Tremendous Cell Energy
Traish AM, Hassani J, Guay AT, Zitzmann M, Hansen ML topical propecia Thus, flow induced phosphorylation of human eNOS at serine 1179 occurred in an AKT independent manner
4 243 High 39 proscar finasteride
However, DCR including SD was 50, and the median time to progression was 62 d 14 viagra alternatives otc
Traditionally, the treatment of PDB consisted of removal of the breast with lymph node dissection and possible dissection of chest wall muscles and other related tissue Radical Mastectomy or Modified Radical Mastectomy clomiphene side effects male
buy nolvadex On day 3 they took a single dose of repaglinide 0
Between sessions 1 and 2, participants completed a daily diary of their symptoms and sleep patterns, as well as a priority list of usual activities order accutane online Research found more than half a million less men are clean shaven today than they were five years ago
priligy 30mg price At this moment, the forestry has already used the first three moves with all their strength, but they were all blocked by Zhao Ling
ivermectin dosage for scabies For example, deleting LKB1, an AMPK activator, leads to the inappropriate positioning of nuclei around capillaries, and altered localization of cilia at the center of rosettes 24
These tests may help diagnose cor pulmonale as well as its cause clomid 100 mg tablets to buy
furosemide vs otc 4 F, and pruritis
rifampin will decrease the level or effect of dabigatran by P glycoprotein MDR1 efflux transporter buy priligy online This is consistent with studies showing that linezolid significantly reduced phagocytic activity of monocytes while vancomycin led to an increased phagocytosis in the same experimental setting 114
2011 Fscn2 8200 what is nolvadex Although any type of disease recurrence is detrimental to the subsequent survival of breast cancer patients, distant metastases are a particularly ominous event, as this indicates the progression of disease to a largely incurable and ultimately fatal stage
clomid AB Background Although tamoxifen TAM is the predominant adjuvant therapy for estrogen receptor positive ER breast tumors, 50 of breast cancer patients do not respond positively to this therapy, or they experience adverse side effects
Although our previous study had a single arm, the 43 patients who discontinued scalp cooling were regarded as a control group, Group B bumex to lasix
doxycycline for uti dosage Alternatives to HRT Lifestyle Options
is stromectol available in canada Been using Test E 400 for couple weeks feel great and Makin solid gains Dragon Pharma is a reliable source only think I don t like is the pip certain spots are left sore couple days but that s is from the power of this product
Data represent results from a single experiment with 3 8 mice per condition, and experiments were replicated twice buy clomid for men
or putting the officers where the crime is Гў is a half dose of tamoxifen better than none A recent study published in the British Medical Journal provides evidence that antidepressants which are potent inhibitors of CYP2D6 enzymes may decrease the effectiveness of tamoxifen and may result in worse outcomes
Created on 4 30 2013 priligy for sale
The showdown between Hiroki Kuroda and Clayton Kershaw lived up to its billing stromectol vs ivermectin These observations suggest that WD induced nitrergic neuronal dysfunction but had no influence on cholinergic or non nitrergic neuronal function
stromectol 3 mg price In Addition, This Medication Is Used To Treat A Condition Endometriosis In Which Tissue That Normally Lines The Inside Of The Uterus Is Found Outside The Uterus In The Abdomen Pelvic Area, Causing Painful Irregular Periods
cheapest cialis online the transportation department as an example
furosemide C and D The indicated tissues from 8 to 12 week old young and 1 year old aged wild type and Sm ETA KO mice were sectioned and stained with DHE to analyse ROS production n 4 5
Escherichia coli have been consistently identified by PCR and Next Generation Sequencing in prostate cancer and benign prostate tissues 54, 62. doxycycline alcohol interaction Always tell your health care providers about any supplement or complementary therapy you are using or considering using.
nolvadex dosage for gyno
Microdissection testicular sperm extraction mTESE is nowadays considered to be the most accurate technique to retrieve sperm in men with NOA. whats clomid
buy cialis online safely You will receive the benefits of the drug in less time and in fewer doses, giving you greater peace of mind
where can i buy cialis on line 5 mg 5 mg As Needed for ED 5 mg 10 mg 20 mg Daily for BPH n a 5 mg n a Daily for ED and BPH n a 5 mg n a
priligy at walgreens What should I know before taking Daily Cialis
If you notice a sudden decrease or loss of hearing, contact a healthcare provider right away buy cialis generic online Although he has no desire to kill, he also wants to To hit the opponent with a sword
Professor, penso que tem razão quando diz que deve haver equilíbrio. Em tempos atuais é imprescindível que nós, enquanto professores, façamos mão das ferramentas digitais visando ampliar e melhorar o processo de educabilidade. Entendo, porém, que não podemos assistir estáticos nossa substituição gradual por estas mesmas ferramentas. Dentro do que penso ser o papel da escola, que ja mencionei no comentário anterior, a presença do professor é fundamental.
Neste debate, com certeza, há muito o que ser pensado e ampliado.
Abraços!
Percebo que os debates sobre o EAD acabam, na maioria das vezes, girando em torno da qualidade do ensino. O discurso vai muito além disto, pois a escola, além de ser um espaço onde se constrói conhecimento, também tem sua função de sociabilização. Retirar os alunos, independente da idade, de dentro da sala de aula, é tirar-lhes parte do direito e do dever de aprender a conviver em sociedade.
Ainda é preciso pensar no significado prático do papel do professor.
Pensemos nas trabalhadoras francesas que, segundo nos diz Michelle Perrot, em plena Revolução Industrial, boicotavam as máquinas inglesas porque tinham consciência que tomariam seu lugar.
Parabéns pelo texto professor Edison.
Querida Juliana,
Acredito que uma das chaves para esta discussão é aquela que aciona o equilíbrio da utilização das ferramentas didáticas com a práxis experimentada em sala de aula, por esse docente sempre presente e aberto às inovações na maneira de compartilhar conhecimentos.
Obrigado pelo comentário e carinho!
Que texto importante para esse momento! E acredito ser importante mantermos o foco nesse desvio que tem ocorrido: as atividades enviadas aos estudantes substituem a aula presencial! Cada vez mais desvalorizado fica o profissional da educação.
Olá Fabrício,
Estamos em uma corrida, na tentativa de reconhecermos certas soluções para um problema atravessado por uma pandemia e que ainda não tinha nos tocado. A Academia está pesquisando, discutindo. Todos somos parte nessa busca. Não quero incorrer em tentar ser profético, mas aguardemos outros "respingos" que chegarão até a classe trabalhadora em Educação.
Abraço. E, vamos pensando...